Transtornos neurológicos funcionais: um guia para pacientes

incluindo crises não-epilepticas  doenças do movimento funcionais e outros sintomas funcionais

Hemi

neurosymptoms.org

Transtorno ansioso por doença

 

Esta página explora um pouco mais o conceito de “transtorno ansioso por doença”, já citado em outras páginas. Aqui pode ser lido um pouco mais sobre o transtorno ansioso, caso esse assunto seja uma preocupação para você.

 

A causa mais comum de ansiedade em pacientes com sintomas funcionais é a preocupação com os seus próprios sintomas. Por que surgiram? Por que motivo ninguém parece acreditar em mim? Estou inventando? Será que minha cabeça está criando tudo isso? Será que é algo sério? Posso ficar incapacitado no futuro?

 

Essas perguntas são compreensíveis para as pessoas com dúvidas sobre os seus sintomas. Quando vai ao médico, você geralmente espera receber uma explicação sobre o que está errado com você.

 

No entanto há algumas dificuldades que podem surgir:

 

1. O seu médico não dá uma explicação. Ele pode dizer: “não há nada com que se preocupar” ou “isso está relacionado com o estresse” (o que pode não parecer uma boa explicação caso você não se sinta estressado). Esses tipos de explicação deixam os pacientes imaginando o que se passa com eles.

 

2. O paciente não acredita na explicação que lhe foi dada. Por exemplo, um médico pode dizer a um paciente que as suas dores de cabeça são causadas por enxaqueca ou pelo uso excessivo de analgésicos, mas, para essas pessoas, a dor parece muito pior do que isso, e podem continuar convencidas de que elas têm um tumor no cérebro.

 

3. O paciente acredita na explicação, mas depois a ansiedade irracional volta (ansiedade relacionada com a saúde). Alguns pacientes recebem uma explicação razoável para seus sintomas e se sentem temporariamente tranquilos. Mas normalmente esse sentimento de confiança dura apenas alguns dias antes que novas dúvidas sobre o diagnóstico e todas as perguntas acima surjam novamente.

 

Normalmente, o paciente sabe que essas preocupações sobre a possibilidade de uma doença grave são irracionais, mas não consegue afastá-las. Acaba ficando ansioso com a situação e começa a se consultar com diversos médicos para obter outras opiniões ou simplesmente para ficar tranquilo. Ele pode, inclusive, começar a frequentar prontos-socorros ou postos de saúde.

 

Enquanto isso acontecer, os níveis de ansiedade aumentam, o que agrava os sintomas, geralmente piorando a tontura, dor de cabeça e fadiga.

 

O aumento dos sintomas leva alguns pacientes a tentar um autodiagnóstico usando a internet. Isso pode criar novas possibilidades de diagnóstico, algumas ainda mais assustadoras.

 

Este último cenário é chamado transtorno ansioso por doença. É muito comum, mas é difícil para os pacientes e médicos discutirem esse tema. O conceito de que o doente é hipocondríaco ainda é muito arraigado na nossa sociedade.

 

Mas ter transtorno ansioso por doença é realmente muito angustiante para a pessoa em questão. Os seus sintomas são muito reais, pois, se não fossem, não causariam tanta preocupação.

 

Obs.: Apenas uma pequena parcela dos pacientes com sintomas funcionais tem altos níveis de ansiedade relacionada com a saúde (transtorno ansioso por doença). Grande parte da ansiedade que os médicos atribuem aos pacientes com sintomas funcionais resulta do fato de esses pacientes nunca receberem qualquer tipo de explicação para os seus sintomas (de modo que não surpreende que eles continuem a ficar ansiosos).

 

Tratamento

O transtorno ansioso por doença só pode ser tratado quando tanto o paciente como o médico são capazes de identificá-lo.

 

O médico deve conversar de maneira que o paciente receba uma explicação clara sobre os seus sintomas e que possa tirar todas as suas dúvidas.

 

O paciente, por sua vez, deve tentar vencer a tentação de ir à internet ou buscar em livros informações sobre a sua saúde e não procurar outras opiniões médicas que possam acabar o confundindo.

 

Às vezes, o transtorno ansioso por doença pode ser resolvido completamente, com bastante sucesso. Mas chegar a esse ponto pode ser difícil.

 

Leia a história de Ian na página Depoimentos de pacientes para uma descrição do transtorno ansioso por doença.

 

A Rádio 4, no Reino Unido, transmitiu um programa sobre ansiedade relacionada com a saúde como parte da sua série “Eu sou normal”.

 

O vídeo abaixo é um episódio do programa “Insight” da rede de televisão australiana SBS, transmitido em 13 de setembro de 2016. Durante os primeiros vinte minutos, destacam-se dois pacientes com transtorno ansioso por doença que é principalmente cognitiva, ou seja, eles passam muito tempo pensando e angustiados com a sua própria saúde.

 

 

 

 

 

 

O paciente sabe que essas preocupações sobre a possibilidade de uma doença grave são irracionais, mas não conseguem afastá-las...

Self Help for Health Anxiety Northumberland NHS short "Am I Normal" - Health Anxiety