Transtornos neurológicos funcionais: um guia para pacientes

incluindo crises não-epilepticas  doenças do movimento funcionais e outros sintomas funcionais

Hemi

neurosymptoms.org

Sintomas funcionais da fala e deglutição

 

Os sintomas da fala e deglutição mais comuns são:

 

Fala arrastada: Geralmente descrito como um discurso que às vezes é normal e outras não. Pode parecer um discurso semelhante ao de alguém embriagado, mesmo que não tenha bebido nada. Geralmente, fica pior quando se está cansado. O seu neurologista poderá considerar o diagnóstico de miastenia gravis, mas ele ocorre também como um sintoma funcional.

 

Gagueira: Pessoas que nunca tiveram gagueira antes podem experimentar esse sintoma pela primeira vez como algo adquirido. O discurso pode ser hesitante, muitas vezes com falhas entre as palavras, e não no fim delas. Alternativamente, pode haver um tipo de discurso “telegramático”, no qual palavras como “e” ou “o” são omitidas das frases.

 

Dificuldade em encontrar as palavras – este é realmente um sintoma do “pensamento” (cognitivo) mais do que um sintoma de fala em si. Poderá sentir que:

 

• Está procurando a palavra certa, mas não consegue se lembrar qual

• Mistura palavras na mesma frase

• As palavras saem de forma errada ou sem sentido (por exemplo, “onde está o trem de estação” em vez de “estação de trem”)

 

Voz rouca ou fala sussurrada: A voz fica semelhante àquela que as pessoas apresentam quando têm uma dor de garganta (laringite), no entanto não é devida a uma dor de garganta ou qualquer outra anomalia nas cordas vocais e dura muito mais tempo. Isso é frequentemente chamado de disfonia funcional. Geralmente é investigada por um otorrinolaringologista para garantir que não haja uma causa identificável. Pode ir e vir e às vezes pode até ser desencadeada por um surto de laringite, mas as cordas vocais “não estão funcionando” adequadamente após a doença viral.

 

Ocasionalmente, as pessoas podem perder completamente a fala (afonia funcional).

 

Síndrome do sotaque estrangeiro: Outro problema raro de fala funcional é chamado síndrome do sotaque estrangeiro. Pode ser causado por vários transtornos neurológicos, mas também pode ser um sintoma neurológico funcional. Existem dois grupos no Facebook  aqui e aqui criados por pacientes com esse problema. Há também um site sobre síndrome do sotaque estrangeiro gerido por Bill Katz da Universidade do Texas em Dallas (EUA).

 

Problemas de deglutição: Normalmente, se uma pessoa com sintomas funcionais tiver problemas relacionados com a deglutição, sentirá uma sensação de alguma coisa presa na parte superior da garganta. Isso pode ocorrer mesmo quando não engolem nada, mas também pode dificultar a deglutição. Esse sintoma é frequentemente chamado de globus ou globus faringeo. Geralmente é investigado por um otorrinolaringologista para garantir que não haja uma causa identificável.

 

Por que os meus exames são normais?

Nesses tipos de problemas de fala e deglutição, todas as partes do sistema nervoso estão íntegras, elas apenas não estão funcionando adequadamente em determinados momentos.

 

O seu médico fará esse diagnóstico depois de ouvir os seus sintomas e de te examinar.

 

Isso ajudará no diagnóstico, que geralmente é feito por um neurologista (ou, no caso de disfonia funcional, um otorrinolaringologista).

 

Estou inventando?

A resposta é “não”, mas clique em ‘Será que estou inventando’  para saber mais.